segunda-feira, 21 de junho de 2010

E. E. IRACEMA LEITE E SILVA- BOREBI

Mês de junho é o mês do meio ambiente, diante disso, realizamos varias atividades relacionadas.
A E.E. Iracema Leite e Silva é muito participativa quando o assunto é educação e prevenção. Toda equipe de profissionais (e são mesmo...todos) do programa escola da família desta U.E. se empenham, se dedicam e cobram do A.P.E. exigindo que tudo saia de acordo com o planejado.
Agradeço a todos que me recebem sempre com muito carinho e respeito.
PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO.
A preservação do patrimônio ambiental, é de primordial importância no dia a dia das pessoas no mundo inteiro, pois o meio ambiente é, antes de tudo, um sustentáculo da vida, tanto a humana, quanto a dos animais. Temos assistido nos noticiários, noticias alarmantes a respeito da crescente devastação do meio ambiente natural, pondo em risco a sobrevivência da fauna, das reservas florestais, do solo e dos rios, bem como o desequilíbrio do meio ambiente artificial, com grandes congestionamentos das grandes cidades que resultam na degradação da qualidade do ar, afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Iniciativas eficazes, através da ação conjunta do poder publico e dos cidadãos em geral, através da mobilização de todos os segmentos sociais, para se por um basta nesse crescente desequilíbrio do meio ambiente, para que possamos preservá-lo para as presentes e futuras gerações, uma vez que é de fundamental importância para a preservação da própria vida.



CONSUMO RESPONSÁVEL.


“No mundo, joga-se fora 1 milhão de sacos e/ou sacolas plásticas por minuto. Esses sacos e/ou sacolas plásticas, na melhor das hipóteses, vão se acumular nos lixões e aterros. No entanto, podem parar em córregos, em rios e mares. Nas cidades, temos as enchentes que, em partes, ocorrem por terem os bueiros e as redes de drenagem entupidas, que não escoam a água como deveria. Que tal mudar seus hábitos e sua postura, em relação ao uso de sacolas plásticas? Para que você precisa ir ao supermercado e utilizar-se de tantas sacolas plásticas? Aliás, para que utilizar-se de sacolas plásticas? Leve, de sua casa, uma sacola que não seja descartável, ou então, uma caixa de papelão que pode ser reutilizada por muitas vezes.
O nosso cafezinho de todos os dias, para que ser feito em filtro de papel, que tal voltar a coá-lo no coador de pano? Parece pouco, mas, se todos fizerem sua parte, teremos uma natureza mais equilibrada. Ainda falando do cafezinho, mas já pensando no consumo do mesmo, sob o olhar no ato de utilizar-se copinhos descartáveis. Claro, se for o uso em local público, ou mesmo em que você ofereça café para seus clientes, o copinho funciona muito bem, agora para que utilizá-lo em um departamento ou empresa onde você possa adotar a “xícara e a caneca individual ecológica” (cada funcionário pode ter a sua) para que utilizar-se do copo descartável de café e de água.

COLETA SELETIVA DE LIXO:

“A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado. O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas. Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida. “ Instituto Akatu.
ALONGAMENTO PREVENTIVO E CAMINHADA ECOLÓGICA.














Se ainda assim você não se convenceu de que deve plantar árvores, espere para saber mais...


SOMBRA: que delicia uma boa sombra! Não é? E se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de cada de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar!!!!!

MADEIRA: se você não tem nada de madeira na sua casa, pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupa em saber se a madeira que esta comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando???

PAPEL: não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo0 da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala! Preocupante??? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel.

OXIGÊNIO: você respira? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grandes cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

FRUTAS: quem não gosta de uma boa fruta? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.

FAUNA: que delicia ouvir o canto dos pássaros logo de manha! Pois então! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

REFLITA.....


Postado por
Maria Jussara Silvestre
Monitora APE


Nenhum comentário:

Postar um comentário