segunda-feira, 2 de agosto de 2010

E. E. ANTONIO FERRAZ

Neste sábado dia 31 de julho, encerramos o mês realizando a ação de Consumo excessivo de álcool, Uso de drogas ilícitas e Prevenção de acidentes de trânsito, na E. E. Antonio Ferraz da cidade de Mineiros do Tietê.
Para que todos pudessem receber as orientações, abordamos o publico conforme os jovens presentes na quadra de esportes para a entrega de folders e orientações.
Reunimos as crianças de até 12 anos na sala de vídeo para assistir desenhos animados relacionados ao assunto (consumo excessivo de álcool e prevenção de acidentes de trânsito).
.
.
.
Uso indevido de drogas ilícitas: Hoje, os principais usuários de drogas adolescentes de 16 a 18 anos que começam a usá-las por curiosidade, influencia dos a “amigos”, pelo prazer que elas proporcionam, pelo fácil acesso e pelo desejo de que elas resolvam seus problemas ou porque se acham “descolados” de usarem.
.
.
.
"O abuso e a dependência das drogas é um grande problema enfrentado por toda a sociedade. Além dos prejuízos sociais, as drogas causam graves distúrbios físicos nos seus usuários. O conhecimento dos efeitos danosos causados pelas drogas na saúde do indivíduo pode ajudar na prevenção do seu uso." w.w.w. saude.gov.br
.
.
.
Uso abusivo de álcool: A bebida alcoólica é comercializada sem algum problema. Apesar de trazer prejuízos aos órgãos do corpo, é liberada por lei e aceita pela sociedade.
Numa pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), notou-se o quão grande é o mercado de bebidas alcoólicas, pois essas promovem maior necessidade ao usuário e maior custo. São as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, já que através das alterações ocorridas no organismo, um individuo perde o controle e acaba por fazer coisas que no normal não seriam feitas. Alem disso, o organismo tende a ficar mais preguiçoso já que a bebida alcoólica relaxa de forma exagerada.
.
.
.
Prevenção de acidentes de trânsito: Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre os jovens do sexo masculino em todo o mundo, relacionando-se, geralmente, ao consumo de bebida alcoólica e outras drogas.
Algumas características específicas desse período da vida tornam os jovens vulneráveis aos acidentes de trânsito. Mesmo que fisicamente adultos, muitos ainda não têm maturidade emocional e social suficiente para comportar-se adequadamente ao volante de um carro ou sobre uma motocicleta ou para usar equipamentos de segurança necessários. Para o adolescente, a ânsia de obter a aprovação de seus pares ao correr riscos, desafiar autoridades e quebrar regras estabelecidas é, muitas vezes, mais forte do que o seu sentido de auto-preservação.
Eles toleram menos os efeitos do álcool sobre os sentidos do que os adultos. A possibilidade de estarem envolvidos em algum acidente relacionado ao consumo de bebidas é o dobro do registrado em qualquer outro grupo etário. Grande parte da morte de jovens no trânsito está relacionada ao consumo de álcool. A maioria dos acidentes fatais envolvendo jovens ocorre à noite ou nas primeiras horas da manhã, especialmente nos fins de semana, quando a possibilidade deles estarem sob o efeito de algum tipo de droga é maior.
Os acidentes ocorrem, ainda, com jovens de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, não só na condução de carros, mas em outras condições relacionadas aos meios de transportes (atropelamentos, batidas, bicicletas, etc.).
Além de todos esses fatores, existem também os "pontos negros" da cidade, ou seja, os lugares com má sinalização, falta de policiamento em frente às escolas, rodovias e vias sem conservação e ausência de ações contínuas e sistemáticas de educação para o trânsito, o que aumenta a vulnerabilidade dos jovens para acidentes com os meios de transportes.
.
.
.


Postado por
Maria Jussara Silvestre
Monitora APE

Nenhum comentário:

Postar um comentário