terça-feira, 24 de agosto de 2010

ORIENTAÇÃO SEXUAL - PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECOLÓGICO

Atividade realizada na E. E. João Pacheco pela Monitora APE e pela Educadora Universitária Vanessa Moya.
Conforme levantamento de dados do Programa de Prevenção do câncer ginecológico da Fundação Amaral Carvalho de Jaú, constatamos que: dentre todos os tipos de câncer, o de colo do útero e de mama, representam um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente.
Reunimos meninas entre 11 e 17 anos de idade em uma sala de aula para realizar uma apresentação em power point. Utilizamos uma linguagem simples de fácil entendimento, de uma maneira interativa onde elas pudessem contar suas experiências, expor seus sentimentos e tirar suas duvidas. Basicamente, explicamos como se coloca uma camisinha masculina; quais os fatores que levam a desenvolver um câncer; demonstramos como é realizado o auto exame das mamas e o exame do papanicolau.
No final da apresentação, observamos que todas as participantes se demonstravam chocadas perante aos nossos relatos e aproveitando a atenção delas, alertamos quanto a importância da visita regular ao ginecologista, bem como ao esclarecimento de dúvidas e exames de prevenção.
O que falta para essas mulheres é informação, pois muitas até fazem o exame preventivo, mas não voltam para buscar o resultado e fazer um tratamento quando diagnosticado.
Fonte:
w.w.w. scielo.br/scielo.php
bvsms.saude.gov.br











Postado por
Maria Jussara Silvestre
Monitora APE

Nenhum comentário:

Postar um comentário