segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BULLYING





O QUE É BULLYING?

O TERMO BULLYING COMPREENDE TODAS AS FORMAS DE ATITUDES AGRESSIVAS, INTENCIONAIS E REPETIDAS, QUE OCORREM SEM MOTIVAÇÃO EVIDENTE, ADOTADAS POR UM OU MAIS ESTUDANTES CONTRA OUTRO(S), CAUSANDO DOR E ANGÚSTIA, E EXECUTADAS DENTRO DE UMA RELAÇÃO DESIGUAL DE PODER. PORTANTO, OS ATOS REPETIDOS ENTRE IGUAIS (ESTUDANTES) E O DESEQUILÍBRIO DE PODER SÃO AS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS, QUE TORNAM POSSÍVEL A INTIMIDAÇÃO DA VÍTIMA.
POR NÃO EXISTIR UMA PALAVRA NA LINGUA PORTUGUESA CAPAZ DE EXPRESSAR TODAS AS SITUAÇÕES DE BULLYING POSSÍVEIS, O QUADRO, A SEGUIR, RELACIONA ALGUMAS AÇÕES QUE PODEM ESTAR PRESENTES:

  • COLOCAR APELIDOS
  • OFENDER
  • ENCARNAR
  • SACANEAR
  • HUMILHAR
  • FAZER SOFRER
  • DISCRIMINAR
  • EXCLUIR
  • ISOLAR
  • IGNORAR
  • INTIMIDAR
  • PERSEGUIR
  • ASSEDIAR
  • ATERRORIZAR
  • AGREDIR / FERIR
  • BATER / CHUTAR
  • EMPURRAR
  • ROUBAR
  • QUEBRAR PERTENCES

ONDE O BULLYING OCORRE?

O BULLYING É UM PROBLEMA MUNDIAL, SENDO ENCONTRADO EM TODA E QUALQUER ESCOLA, NÃO ESTANDO RESTRITO A NENHUM TIPO ESPECÍFICO DE INSTITUIÇÃO: PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA, PÚBLICA OU PRIVADA, RURAL OU URBANA. PODE- SE AFIRMAR QUE ESCOLAS QUE NÃO ADMITEM A OCORRÊNCIA DE BULLYING ENTRE SEUS ALUNOS, OU DESCONHECEM O PROBLEMA, OU SE NEGAM A ENFRENTÁ-LO.

DE QUE MANEIRA OS AUNOS SE ENVOLVEM COM O BULLYING?

SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO DE CADA ALUNO, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PODEM SER DESTACADAS, COMO RELACIONADAS AOS PAPEIS QUE VENHAM A REPRESENTAR:

  • ALVOS DE BULLYING: SÃO OS ALUNOS QUE SÓ SOFREM BULLYING;
  • ALVOS/ALTORES DE BULLYING: SÃO ALUNOS QUE ORA SOFREM, ORA PRATICAM BULLYING;
  • AUTORES DE BULLYING: SÃO OS ALUNOS QUE SÓ PRATICAM BULLYING;
  • TESTEMUNHAS DE BULLYING: SÃO OS ALUNOS QUE NÃO SOFREM NEM PRATICAM BULLYING, MAS CONVIVEM EM UM AMBIENTE ONDE ISSO OCORRE.

QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO BULLYING SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR?

QUANDO NÃO HÁ INTERVENÇÕES EFETIVAS CONTRA O BULLYING, O AMBIENTE ESCOLAR TORNA- SE TOTALMENTE CONTAMINADO. TODAS AS CRIANÇAS SEM EXCEÇÃO, SÃO AFETADAS NEGATIVAMENTE, PASSANDO A EXPERIMENTAR SENTIMENTOS DE ANSIENDADE E MEDO.

AS CRIANÇAS QUE SOFREM BULLYING, DEPENDENDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E DE SUAS RELAÇÕES COM OS MEIOS EM QUE VIVEM, EM ESPECIAL AS FAMÍLIAS, PODERÃO NÃO SUPERAR, PARCIAL OU TOTALMENTE, OS TRAUMAS SOFRIDOS NA ESCOLA. PODERÃO CRESCER COM SENTIMENTOS NEGATIVOS, ESPECIALMENTE COM BAIXA AUTO ESTIMA, TORNANDO-SE ADULTOS COM SÉRIOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO. PODERÃO ASSUMIR, TAMBÉM, UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO E MAIS TARDE VIR A SOFRER OU PRATICAR O BULLYING NO TRABALHO (WORKPLACE BULLYING). EM CASOS EXTREMOS, ALGUNS DELES PODERÃO TENTAR OU COMETER SUICÍDIO.


POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=ACWt9Ph6zCs
    http://www.youtube.com/watch?v=nWJut7KQhI4

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