segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E. E. JOSÉ ALVES MIRA


"HÁBITOS DE HIGIENE - É CEDO QUE SE COMEÇA"


Às vezes, deixamos de lavar as mãos por pressa ou preguiça. Um erro gravíssimo, já que, além de levar no máximo 20 segundos, esse hábito previne infecções, como a diarreia e evita a disseminação de bactérias e vírus. Mas atenção: um erro muito comum é apenas se preocupar com estas áreas! Não se esqueça dos espaçoS entre os dedos e também dos punhos. Eles são essenciais!



O QUE É HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS?


É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos, que serão abordadas mais adiante.



POR QUE FAZER?


A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.


PARA QUE HIGIENIZAR AS MÃOS?


A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:
• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato;

• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

HÁBITOS DE HIGIENE GERAL


» Escovar os dentes após às refeições, e antes de se deitar.
» Tomar banho 1 x ao dia, pelo menos.
» Lavar as mãos antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro e sempre que possível com sabão.
» Cortar as unhas e o cabelo freqüentemente.
» Andar calçado para evitar contaminação com parasitas.
» Usar vestuário adequado , de acordo com as estações, (ex.: roupas frescas no verão, etc).
» Lavar as roupas com freqüência com água quente e sabão.
» Fazer arrumações com freqüência em armários de cozinha, estantes e armários de roupas.
» Lavar frutas e verduras com água e hipoclorito de sódio (01 litro para 3 gotas de hipoclorito por 30 minutos e após lavar com água corrente), antes de comer.
» Tomar água potável.

FONTE:

http://www.anvisa.gov.br/

http://www.cemecs.com.br/








POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE









Nenhum comentário:

Postar um comentário