A equipe do projeto APE esteve presente prestigiando esse Evento e desenvolvendo suas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida.
Silvana (Supervisora Escola da Família)
Vânia (Educadora Profissional Escola da Família)
Neto e Jussara (Monitores do Projeto APE)
A Professora de Geografia Flávia Cristina Mengon Jorje, responsável pelo projeto “Consumo responsável- os 5 Rs", realiza com seus alunos a confecção de bolas de futebol utilizando: bexiga, jornal, fita crepe, cola branca e papel crepom para decorar.
“Sou professora de Geografia, mas faço essa oficina de reciclagem com as crianças, acho importante aprender cedo sobre isso.” Diz Flávia.
Aproveitando o publico dessa oficina, nós Monitores APE desenvolvemos a ação de orientações sobre reciclagem e consumo responsável.
Consumo responsável- os 5 Rs:
1. Repensar os hábitos de consumo e descarte
2. Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
3. Reduzir o consumo desnecessário
4. Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar
5. Reciclar materiais.
A Enfermeira Neusa Basso, responsável pelas Universitárias de enfermagem do Projeto "Universidade Cidadã" da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab Jahu, realizou orientações sobre câncer de mama e métodos contraceptivos mais utilizados.
Métodos contraceptivos:
1. Camisinha: deve ser usada durante toda a relação sexual. É o único método que protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Se bem colocada, ela evita gravidez na grande maioria dos casos. Existe a masculina (mais conhecida) e a feminina (exige um conhecimento do corpo e capacidade de se manipular para colocá-la).
2. Diafragma: é uma membrana de silicone que é prescrita pelo médico. Ela cobre a entrada do útero e impede os espermatozóides de passarem. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
3. Pílula: composta de por vários tipos de hormônios. Algumas têm o esquema de uso de 21 dias, com pausa de 7 dias. Outras de 24 dias, com pausa de 4 dias. Outras não têm pausa. Você pode escolher menstruar ou não menstruar. Não deve ser esquecido nenhum dia, pois isso compromete o efeito anticoncepcional. Tomar sempre no mesmo horário todos os dias. Procure seu ginecologista para orientar quanto à escolha.
Neusa e uma Universitária orientam sobre o auto exame das mamas, para a prevenção do CA de mama.
Explicação detalhada no site: http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedemamas.asp.
Hellen Nicolini, técnica de Enfermagem, do Projeto de Prevenção do Câncer de Pele da Fundação Amaral Carvalho de Jaú, realizou triagem seguida de orientações.
Hellen orienta como identificar um CA de pele:
1. Assimetria: formato irregular
2. Bordas irregulares: limites externos irregulares
3. Coloração variada: diferentes tonalidades de cor
4. Diâmetro: maior que 6 milímetros
Mais informações: http://www.melanoma.com.br/diagnostico_dermatoscopia.asp
Postado por:
Maria Jussara Silvestre
Kyelce Neto
Monitores APE
Parabéns Monitores APE e Equipe PEF da D.E Jaú pela iniciativa. Essas ações são de suma importância para que haja uma sensibilização da população em relaçaão a promoção da saúde e prevenção de doenças.Continuem com essa vcontade de realizar as ações, vocês fazem uma grande diferença na vida de muitas pessoas.
ResponderExcluir