APE - Ações Preventivas na Escola é um projeto que realiza ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e se alinha ao compromisso deste órgão de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extraescolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
E. E. IRACEMA LEITE E SILVA
segunda-feira, 24 de maio de 2010
E. E. LÁZARO FRANCO DE MORAES
2. Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia.
3. Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos.
4. Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos.
5. Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos.
6. Enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão.
7. Enxugar as mãos com papel toalha de preferência ou numa toalha individual.
8. Fechar a torneira com o cotovelo ou utilizar o papel toalha o importante é não encostar as mãos na torneira.
Postado por:
Maria Jussara Silvestre
Monitora APE
domingo, 16 de maio de 2010
AÇÃO SOCIAL
A equipe do projeto APE esteve presente prestigiando esse Evento e desenvolvendo suas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida.
Silvana (Supervisora Escola da Família)
Vânia (Educadora Profissional Escola da Família)
Neto e Jussara (Monitores do Projeto APE)
A Professora de Geografia Flávia Cristina Mengon Jorje, responsável pelo projeto “Consumo responsável- os 5 Rs", realiza com seus alunos a confecção de bolas de futebol utilizando: bexiga, jornal, fita crepe, cola branca e papel crepom para decorar.
“Sou professora de Geografia, mas faço essa oficina de reciclagem com as crianças, acho importante aprender cedo sobre isso.” Diz Flávia.
Aproveitando o publico dessa oficina, nós Monitores APE desenvolvemos a ação de orientações sobre reciclagem e consumo responsável.
Consumo responsável- os 5 Rs:
1. Repensar os hábitos de consumo e descarte
2. Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
3. Reduzir o consumo desnecessário
4. Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar
5. Reciclar materiais.
A Enfermeira Neusa Basso, responsável pelas Universitárias de enfermagem do Projeto "Universidade Cidadã" da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab Jahu, realizou orientações sobre câncer de mama e métodos contraceptivos mais utilizados.
Métodos contraceptivos:
1. Camisinha: deve ser usada durante toda a relação sexual. É o único método que protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Se bem colocada, ela evita gravidez na grande maioria dos casos. Existe a masculina (mais conhecida) e a feminina (exige um conhecimento do corpo e capacidade de se manipular para colocá-la).
2. Diafragma: é uma membrana de silicone que é prescrita pelo médico. Ela cobre a entrada do útero e impede os espermatozóides de passarem. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
3. Pílula: composta de por vários tipos de hormônios. Algumas têm o esquema de uso de 21 dias, com pausa de 7 dias. Outras de 24 dias, com pausa de 4 dias. Outras não têm pausa. Você pode escolher menstruar ou não menstruar. Não deve ser esquecido nenhum dia, pois isso compromete o efeito anticoncepcional. Tomar sempre no mesmo horário todos os dias. Procure seu ginecologista para orientar quanto à escolha.
Neusa e uma Universitária orientam sobre o auto exame das mamas, para a prevenção do CA de mama.
Explicação detalhada no site: http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedemamas.asp.
Hellen Nicolini, técnica de Enfermagem, do Projeto de Prevenção do Câncer de Pele da Fundação Amaral Carvalho de Jaú, realizou triagem seguida de orientações.
Hellen orienta como identificar um CA de pele:
1. Assimetria: formato irregular
2. Bordas irregulares: limites externos irregulares
3. Coloração variada: diferentes tonalidades de cor
4. Diâmetro: maior que 6 milímetros
Mais informações: http://www.melanoma.com.br/diagnostico_dermatoscopia.asp
sábado, 8 de maio de 2010
Café da Manhã em Homenagem ao Dia das Mães
Contamos com a presença de Maria Ines Dalpino Poliani, a "Mara" Podóloga da Clínica Espaço Bem Estar de Mineiros do Tietê, que realizou uma orientação sobre a "Saúde dos Pés", e abordou desde a importância de uma boa higienização e hidratação até os perigos de uma patologia mais complexa como Diabetes Melittus e suas consequências.
Cuidados a serem tomados antes de aferir a pressão arterial.
1) Descansar 15 minutos antes de aferir a P.A, em ambiente calmo e com temperatura agradável.
2) Não ter ingerido bebida alcoólica.
3) Fumo, esperar 15 minutos.
4) Não estar com a bexiga cheia.
5) No procedimento, manter o membro relaxado e ao nível do coração.
6) Após o procedimento, quando houver dúvidas, tentar esclarecê-las.
Duas Educadoras Universitárias que cursam Psicologia tiveram a iniciativa de fazer uma homenagem para as mães, oferecendo à elas uma orientação sobre "Relacionamento entre mãe e filhos"
"Mãe não é aquela que cede, que concede, que libera e facilita a vida; mãe também abraça, acolhe, esbraveja, chora, também precisa de colo e de proteção. Afinal, ser mãe não é ser "mulher maravilha" com um cinturão cheio de superpoderes e ter todas as respostas em mãos, mas ganhar um espaço com seu filho; sim, dar a ele um espaço de escuta, um espaço de amor, de acolhida. É a graça de vivenciar vários papéis ao mesmo tempo: ser mãe-mulher-cidadã-esposa-profissional! Muitos papéis para esta mãe, que vai moldando seu jeito de ser e atender todas as necessidades apresentadas; capacita sua forma de entender seus aspectos humanos e estando bem psicologicamente, também contribua no desenvolvimento saudável de seus filhos. Viver as alegrias e sofrimentos que ser mãe representa, unidas à fé, à esperança, ao amor-doação. É saber criar seus filhos e saber gerá-los para a vida. " Elaine Ribeiro -Psicóloga.
Mesa de frutas seguida de orientações nutricionais por duas Educadoras Universitárias.
BANANA: Fonte de carboidratos. Contém diversos minerais, entre eles o cálcio, essencial para a formação dos ossos e dentes; fósforo, que atua em diversos processos metabólicos; ferro, cuja deficiência acarreta a anemia nutricional; potássio, ótimo para quem sofre de hipertensão. Além das vitaminas A, do complexo B e C.
Calorias por 100g: 45 kcal
ABACAXI: Fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Apresenta em sua composição minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Destaque para as fibras, que aceleram o transito intestinal, atuando na profilaxia da prisão de ventre. Contém, ainda, diversos nutrientes, especialmente carboidratos, sendo, por isso, boa fonte de energia.
Calorias por 100g: 52 kcal
MELÃO: Destaque para as fibras, que aceleram o transito intestinal, atuando na profilaxia da prisão de ventre. Encontramos as vitaminas A, C e do complexo B. Ajuda a fortificar os ossos e os dentes por ser rico em cálcio; contém fósforo, enxofre e ferro.
Calorias por 100g : 29,9 kcal
MAÇA: Contém vitaminas B1, B2, sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.
O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. É recomendada para pessoas com problema intestinal, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
Caloria por 100g : 60 kcal.
MELANCIA: Possui licopeno, vitaminas do complexo B, além de vitamina C e vitamina A. Elas irão servir para a visão, prevenção de infecções, combate os radicais livres, dentre outras funções. Encontramos também os minerais cálcio, ferro e fósforo.
Além de todos esses benefícios associados ao consumo da melancia, ela é uma fruta que possui baixíssimas calorias já que a sua maior parte é constituída por água, o que a torna um excelente hidratante.
Caloria por 100g: 31 kcal.
Postado por Maria Jussara Silvestre
Monitora APE
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Projeto APE
APE - Ações Preventivas na Escola é um projeto que realiza ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O projeto é desenvolvido pela Fundação Faculdade de Medicina e atua no âmbito do Programa Escola da Família da Secretaria do Estado da Educação de São Paulo.
O Projeto é uma iniciativa da SEE - Secretaria de Estado da Educação e tem por objetivo subsidiar, implementar e fortalecer o Eixo Saúde do Programa Escola da Família. Este propósito se alinha ao compromisso de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extra-escolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.