segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E. E. IRACEMA LEITE E SILVA

SAÚDE BUCAL; SAÚDE E BELEZA; HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS; NUTRIÇÃO

Nesta U.E. existe um grande número de crianças que participam ativamente do P.E.F., sendo possível desenvolver uma atividade com sucesso. Neste dia convidamos as crianças para ir ate a sala de vídeo, onde exibimos um desenho animado educativo do “Sid o cientista” sobre Saúde Bucal e Alimentação.

O desenho se passa praticamente dentro de uma sala de aula, especificamente num laboratório onde a professora promove, estimula e incentiva atividades relacionadas a saúde, nesse caso esses dois temas. Antes de dar inicio a exibição, realizamos uma breve orientação sobre o tema e informamos que ao termino do vídeo, iremos diretamente ate o pátio da escola para dar continuidade a atividade. Durante a exibição, notamos os olhares curiosos das crianças e no decorrer vieram as duvidas,porem conseguimos sanar a maioria delas.
Dando continuidade, reunimos as crianças no pátio para dar inicio a confecção de um mural sobre saúde bucal e higiene corporal que será exposto no palco que fica localizado no pátio da escola. As crianças receberam vários desenhos, lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, tesoura e cola branca. Um dos desenhos, consiste numa atividade onde há 3 cenas que a criança tinha que colocar em ordem, trata-se de uma garotinha que tinha acabado de acordar, a outra ela estava escovando os dentes e por ultimo ela estava tomando café da manhã. Cada crianças teve a liberdade de montar seu próprio cartaz para colar no mural, esta atividade alem de ser muito importante por se tratar de temas relacionados a saúde, também é uma ótima atividade para desenvolver a coordenação e estimular a imaginação.
CUIDADOS COM O CORAÇÃO; HIPERTENSÃO
Neste dia, estava havendo um evento de “Corte de cabelos gratuito” que atraiu um bom publico adulto e sendo assim realizamos uma ação sobre Cuidados com o coração e aferição da pressão arterial. Para realizar essa atividade, montamos um espaço no pátio da escola entre o portão principal e as salas onde estavam os cabeleireiros para que assim, os participantes eram obrigados a passar por nossa mesa que realizar a aferição da pressão. Acomodamos os materiais de trabalho, aparelho de pressão arterial e material educativo e demos inicio a atividade.
Munidos de esfigmomanômetro e estetoscópio, realizamos a aferição da pressão arterial dos participantes, tomando o cuidado de orientá-los em caso de oscilação da pressão arterial, para mais ou para menos. Notamos nessa ação que muitas pessoas têm medo de aferir a P.A. pois não querem ter hipertensão, simplesmente não querem saber o valor de sua pressão, pois uma hipertensão requer muita responsabilidade e disciplina para se tratar, como exemplo cito um senhor de aproximadamente 60 anos de idade que durante a orientação nos disse que não tinha pressão alta, mas o resultado foi outro 160x90 mmHg, ele ficou espantado e pedimos para ele aguardar alguns minutos para uma nova aferição, após a espera, aferimos novamente e o resultado foi o mesmo, a resposta dele em seguida foi: “ Agora eu lembrei!!! Ontem fui num churrasco, eu como muita carne que estava salgada e também tomei minhas cervejinhas”. O que pudemos observar foi que a pessoa geralmente sabe os motivos que leva a alteração da pressão, mas sempre acha que nunca vai acontecer com ela.







POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário