segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E. E. FANNY ALTAFIM MACIEL

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, como a doação de sangue é espontânea e um ato de altruísmo que deve ser incentivado, daremos neste mês daremos início a campanha de incentivo a doação de sangue.Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta... - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.Sempre é bom frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.


Em vista disso, no dia 23 de outubro, realizamos na E. E. Fanny A. Maciel a Campanha de doação de Sangue com a equipe no Hemonúcleo Regional da Fundação Amaral Carvalho de Jaú.
Como é a doação de sangue?
É um processo seguro e rápido (cerca de 15 minutos), que não obriga a outras doações, não aumenta a pressão sangüínea e nem engrossa o sangue, ou seja, a doação não traz malefício à saúde do doador.
Por que doar sangue?
Doar sangue é simples, rápido e praticamente indolor. Podem se candidatar para doação homens e mulheres entre 18 e 65 anos que pesam mais de 50 kg. O sangue doado representa uma chance a mais de vida para todas as pessoas que necessitam de uma transfusão: acidentados, hemofílicos, pacientes oncológicos, transplantados e outros, dependentes da solidariedade de pessoas que com uma doação de sangue possam garantir sua sobrevivência.É muito importante lembrar que o doador não corre risco de contaminação. Todo o material utilizado é de uso exclusivo, respeitando um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais. Além disso, o Hemonúcleo Regional de Jaú conta com profissionais altamente treinados e instalações confortáveis para atender o doador sempre da melhor forma possível.
Orientações aos candidatos à doação de sangue
•Nunca doar sangue em jejum (Aguardar duas horas após refeições pesadas)
•Não estar com gripe ou resfriado;
•Não estar tomando medicamentos (exceto anti-concepcional);
•Ter idade entre 18 e 65 anos (Pessoas com mais de 60 anos podem doar até duas vezes no ano);
•Ter peso acima de 50 kg
•Não ser portador de Hepatite, Chagas, HIV, HTLV, Sífilis ou Malária;
•Não ter vida sexual promíscua;
•Não ter tido convulsões;
•Não ser usuário de drogas;
•Não ter feito tatuagem ou piercing recentemente; (Aguardar um ano)
•Não estar grávida ou amamentando.
Intervalo mínimo entre as doações
Homens - 60 dias (máximo de 4 doações no período de 12 meses)
Mulheres - 90 dias (máximo de 3 doações no período de 12 meses)
Após a doação
Após a doação você deve comer um lanche (disponível no próprio Hemonúcleo Regional de Jaú), beber líquidos, evitar alimentação gordurosa e atividades físicas que exijam grande esforço físico (jogar futebol, correr, nadar, etc.) por um período de 24 horas.
O que acontece com o sangue doado?
O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento onde será dividido em: Concentrado de Hemácias, Plasma, Plaquetas ou Crioprecipitado.
Também são realizados testes que determinam seu tipo sangüíneo e fator Rh, bem como testes que identificam a possibilidade de contaminação por doenças infecto-contagiosas como: Sífilis, Chagas, Hepatites B e C, HTLV (vírus relacionado a leucemia) e HIV. São realizados também exames para verificação de anemias.
Caso os exames contenham alguma alteração, você será informado e esclarecido sobre os eventuais problemas, sendo solicitado a comparecer ao serviço para a coleta de uma nova amostra para repetição dos exames. Ressaltamos que os testes utilizados na triagem sorológica são altamente sensíveis sendo que existe a possibilidade de terem um resultado falso-positivo, ou seja, mesmo um exame com resultado positivo não significa necessariamente uma contaminação por alguma doença infecto-contagiosa.
SAIBA MAIS
Como doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.Os homens pode doar seu sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

































POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE









Nenhum comentário:

Postar um comentário