terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETO FUTURIDADE

Dando continuidade ao Projeto Futuridade, a Educadora Profissional Elizabete Zani da E. E. Cônego Francisco Delgado juntamente com a Monitora APE, reuniu todos os seu Educadores Universitários para realizar uma visita no Lar São Vicente de Paula em Barra Bonita.
O objetivo desta visita é proporcionar aos moradores do Lar atividades que permitam sair um pouco da rotina deles, sendo assim, levamos a banda do universitário Carlos para prestar uma homenagem a essas pessoas.
Foi um dia maravilhoso e muito gratificante a todos nós. Saímos de lá com outros sentimentos e pensamentos... a vida é mais do que estamos acostumados a ver, há muitas pessoas que precisam de um sorriso, um abraço, uma atenção, e foi isso que levamos a todas essas pessoas moradores desse lar que muitas vezes os filhos, sobrinhos, esquecem que eles estão lá...
É triste, mas é a realidade!
Obrigada a todos por esse dia.











POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE






segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E. E. FANNY ALTAFIM MACIEL

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, como a doação de sangue é espontânea e um ato de altruísmo que deve ser incentivado, daremos neste mês daremos início a campanha de incentivo a doação de sangue.Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta... - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.Sempre é bom frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.


Em vista disso, no dia 23 de outubro, realizamos na E. E. Fanny A. Maciel a Campanha de doação de Sangue com a equipe no Hemonúcleo Regional da Fundação Amaral Carvalho de Jaú.
Como é a doação de sangue?
É um processo seguro e rápido (cerca de 15 minutos), que não obriga a outras doações, não aumenta a pressão sangüínea e nem engrossa o sangue, ou seja, a doação não traz malefício à saúde do doador.
Por que doar sangue?
Doar sangue é simples, rápido e praticamente indolor. Podem se candidatar para doação homens e mulheres entre 18 e 65 anos que pesam mais de 50 kg. O sangue doado representa uma chance a mais de vida para todas as pessoas que necessitam de uma transfusão: acidentados, hemofílicos, pacientes oncológicos, transplantados e outros, dependentes da solidariedade de pessoas que com uma doação de sangue possam garantir sua sobrevivência.É muito importante lembrar que o doador não corre risco de contaminação. Todo o material utilizado é de uso exclusivo, respeitando um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais. Além disso, o Hemonúcleo Regional de Jaú conta com profissionais altamente treinados e instalações confortáveis para atender o doador sempre da melhor forma possível.
Orientações aos candidatos à doação de sangue
•Nunca doar sangue em jejum (Aguardar duas horas após refeições pesadas)
•Não estar com gripe ou resfriado;
•Não estar tomando medicamentos (exceto anti-concepcional);
•Ter idade entre 18 e 65 anos (Pessoas com mais de 60 anos podem doar até duas vezes no ano);
•Ter peso acima de 50 kg
•Não ser portador de Hepatite, Chagas, HIV, HTLV, Sífilis ou Malária;
•Não ter vida sexual promíscua;
•Não ter tido convulsões;
•Não ser usuário de drogas;
•Não ter feito tatuagem ou piercing recentemente; (Aguardar um ano)
•Não estar grávida ou amamentando.
Intervalo mínimo entre as doações
Homens - 60 dias (máximo de 4 doações no período de 12 meses)
Mulheres - 90 dias (máximo de 3 doações no período de 12 meses)
Após a doação
Após a doação você deve comer um lanche (disponível no próprio Hemonúcleo Regional de Jaú), beber líquidos, evitar alimentação gordurosa e atividades físicas que exijam grande esforço físico (jogar futebol, correr, nadar, etc.) por um período de 24 horas.
O que acontece com o sangue doado?
O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento onde será dividido em: Concentrado de Hemácias, Plasma, Plaquetas ou Crioprecipitado.
Também são realizados testes que determinam seu tipo sangüíneo e fator Rh, bem como testes que identificam a possibilidade de contaminação por doenças infecto-contagiosas como: Sífilis, Chagas, Hepatites B e C, HTLV (vírus relacionado a leucemia) e HIV. São realizados também exames para verificação de anemias.
Caso os exames contenham alguma alteração, você será informado e esclarecido sobre os eventuais problemas, sendo solicitado a comparecer ao serviço para a coleta de uma nova amostra para repetição dos exames. Ressaltamos que os testes utilizados na triagem sorológica são altamente sensíveis sendo que existe a possibilidade de terem um resultado falso-positivo, ou seja, mesmo um exame com resultado positivo não significa necessariamente uma contaminação por alguma doença infecto-contagiosa.
SAIBA MAIS
Como doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.Os homens pode doar seu sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

































POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
MONITORA APE









PROJETO FUTURIDADE- LAR ESPÍRITA DE MINEIROS DO TIETÊ

Aprenda a curtir seus Anos Dourados

Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida… velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células… a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha… você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende… você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita… você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos… você é velho quando só tem saudades.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa… para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida… para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs… para o velho o calendário só tem ontens.
Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.
Fonte: Particip-Ação, jornal da comunidade São Carlos Borromeu, Ago/Set/Out.2002















POSTADO POR
MARIA JUSSARA SILVESTRE
ENF. MONITORA APE






quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Futuraidade - Abrigo São Lourenço - Jaú - 17/10/2010

Ontem, quando li o e-mail da convocação achei que seria fácil, que seria mais um dia, um passeio em um lugar do qual nunca havia estado.
Hoje, acordei e me arrumei conforme o combinado, estava tudo bem.
Foi as 14hrs quando entrei no Abrigo São Lourenço que as coisas mudaram.Eu tinha uma visão completamente diferente do lugar, das pessoas, meu coração subiu para a boca e eu quase não consegui me conter, nunca me senti daquele jeito!
Fiz menos do que achei que fosse fazer, não consegui olhar para as pessoas, conversar, tinha medo do que elas pudessem me falar e de falar o que elas não quisessem ouvir.
Preferi ficar olhando, de longe e vi diferentes personalidades ali, as que mais me encantaram foram as que – estando lúcidas ou não – eram muito felizes, e alegravam os que estavam ali também; isso me deixou feliz.
Quando descemos na ala masculina, tentei interagir, foi a pior sensação da minha vida.
Não sei se por sorte ou azar, perguntei a um senhor a quanto tempo ele estava lá, e para minha surpresa veio com a sua resposta.
A treze anos, é mais da metade da minha vida.
A partir daí pra mim acabou o dia, porem não como um fim, mas como uma reflexão.
Queria poder voltar lá, mas fazer diferente, de coração aberto, pronta para aceitar a realidade que todos eles vivem.

Depoimento da Educadora Universitária APE - Fernanda S. Rugeri (17/10/2010).

Nesta ação no Abrigo São Lourenço, o Monitor APE juntamente com todos os Educadores Universitários APE da cidade de Jaú, sobre a instrução do parceiro, fisioterapeuta Vitor Dias Neto realizamos atividades físicas preventivas com esses idosos, e após os exercícios físicos, o Monitor e o Fisioterapeuta conversaram com os idosos que estavam participando da atividade sobre doenças do trato respiratório, problemas do coração, diabetes e hipertensão.

Confira algumas fotos desse evento:


















































Postador por: Kyelce Neto - Monitor APE -D.E. Jaú