segunda-feira, 21 de junho de 2010

E. E. IRACEMA LEITE E SILVA- BOREBI

Mês de junho é o mês do meio ambiente, diante disso, realizamos varias atividades relacionadas.
A E.E. Iracema Leite e Silva é muito participativa quando o assunto é educação e prevenção. Toda equipe de profissionais (e são mesmo...todos) do programa escola da família desta U.E. se empenham, se dedicam e cobram do A.P.E. exigindo que tudo saia de acordo com o planejado.
Agradeço a todos que me recebem sempre com muito carinho e respeito.
PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO.
A preservação do patrimônio ambiental, é de primordial importância no dia a dia das pessoas no mundo inteiro, pois o meio ambiente é, antes de tudo, um sustentáculo da vida, tanto a humana, quanto a dos animais. Temos assistido nos noticiários, noticias alarmantes a respeito da crescente devastação do meio ambiente natural, pondo em risco a sobrevivência da fauna, das reservas florestais, do solo e dos rios, bem como o desequilíbrio do meio ambiente artificial, com grandes congestionamentos das grandes cidades que resultam na degradação da qualidade do ar, afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Iniciativas eficazes, através da ação conjunta do poder publico e dos cidadãos em geral, através da mobilização de todos os segmentos sociais, para se por um basta nesse crescente desequilíbrio do meio ambiente, para que possamos preservá-lo para as presentes e futuras gerações, uma vez que é de fundamental importância para a preservação da própria vida.



CONSUMO RESPONSÁVEL.


“No mundo, joga-se fora 1 milhão de sacos e/ou sacolas plásticas por minuto. Esses sacos e/ou sacolas plásticas, na melhor das hipóteses, vão se acumular nos lixões e aterros. No entanto, podem parar em córregos, em rios e mares. Nas cidades, temos as enchentes que, em partes, ocorrem por terem os bueiros e as redes de drenagem entupidas, que não escoam a água como deveria. Que tal mudar seus hábitos e sua postura, em relação ao uso de sacolas plásticas? Para que você precisa ir ao supermercado e utilizar-se de tantas sacolas plásticas? Aliás, para que utilizar-se de sacolas plásticas? Leve, de sua casa, uma sacola que não seja descartável, ou então, uma caixa de papelão que pode ser reutilizada por muitas vezes.
O nosso cafezinho de todos os dias, para que ser feito em filtro de papel, que tal voltar a coá-lo no coador de pano? Parece pouco, mas, se todos fizerem sua parte, teremos uma natureza mais equilibrada. Ainda falando do cafezinho, mas já pensando no consumo do mesmo, sob o olhar no ato de utilizar-se copinhos descartáveis. Claro, se for o uso em local público, ou mesmo em que você ofereça café para seus clientes, o copinho funciona muito bem, agora para que utilizá-lo em um departamento ou empresa onde você possa adotar a “xícara e a caneca individual ecológica” (cada funcionário pode ter a sua) para que utilizar-se do copo descartável de café e de água.

COLETA SELETIVA DE LIXO:

“A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado. O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas. Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida. “ Instituto Akatu.
ALONGAMENTO PREVENTIVO E CAMINHADA ECOLÓGICA.














Se ainda assim você não se convenceu de que deve plantar árvores, espere para saber mais...


SOMBRA: que delicia uma boa sombra! Não é? E se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de cada de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar!!!!!

MADEIRA: se você não tem nada de madeira na sua casa, pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupa em saber se a madeira que esta comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando???

PAPEL: não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo0 da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala! Preocupante??? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel.

OXIGÊNIO: você respira? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grandes cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

FRUTAS: quem não gosta de uma boa fruta? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.

FAUNA: que delicia ouvir o canto dos pássaros logo de manha! Pois então! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

REFLITA.....


Postado por
Maria Jussara Silvestre
Monitora APE


segunda-feira, 14 de junho de 2010

E.E. Senador Vicente Prado

Seguindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a equipe do PEF Senador, em parceria com o Instituto Ecovida, organizaram uma tilha em uma área de reflorestamento na cidade de Itapuí.
Nos do APE, participamos essa ação promovida pela escola, em primeiro momento, reunindo as crianças das oficinas do PEF e as mobilizando para a ação que viria posteriormente. Após reunir todos, o Monitor APE e a Educadora Profissional Alessandra, orientaram as crianças para a conscientização de preservação da natureza, após essa breve conversa, fizemos uma seção de alongamento, e em caminhada, fomos ate a área reflorestada.







No local, recebemos uma breve orientação do criador da ONG, e responsável pelo reflorestamento do local. Nessa orientação foi brevemente contada a historia da ONG e reafirmada as ações de preservações ao meio ambiente uma vez passada pelo Monitor APE e a Edu.Profissional.





Essa trilha realizada na área de reflorestamento, foi o primeiro contato de muitas crianças com uma área de preservação e ate mesmo um contato direto com a mãe natureza, e nesse momentos foi relatado por algumas crianças, que na trilha, elas estavam entendendo o motivo de preservar a natureza.
Vejam algumas fotos dessa trilha:






Nos do Projeto APE Jaú e PEF Senador , agradecemos e parabenizamos o trabalho desenvolvido pelo Senhor José Vitor Ficcio, idealizador do projeto de revitalização de áreas verdes e Presidente da Oscip, por nos subsidiar nessa ação.


Postador por:
Kyelce Neto
Monitor Educacional

quinta-feira, 10 de junho de 2010

E.E. Capitão Henrique Montenegro

Uma parceria que da certo é entre o Programa Escola da Família (PEF) da E.E. Capitão Henrique Montenegro e a Prefeitura Municipal de Bocaina.
No ultimo sábado dia 05, foi comemorado o Dia Mundial do Mio Ambiente e para não deixar essa data tão importante passar em branco o PEC da Escola Capitão participou de um Reflorestamento as margens do córrego Bocaina, que banha a região, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Município.
Foram plantadas mais de Oitenta (80) mudas de árvore, em uma área que era pasto de gado. Essa ação Prefeitura em parceria com o PEF, envolveu seis universitários, sendo que um levou seu filinho de quase dois anos para ter seu primeiro contato com a terra, o Educador Profissional e sua família, Monitor do APE e funcionários da Prefeitura Municipal.


Infelizmente para essa ação não contamos com a participação da comunidade pois o sábado amanheceu chuvoso e quase que o evento foi cancelado, porem deu tudo certo e fizemos nossa parte.
No período da tarde seguindo a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, toda a equipe do PEF Capitão e eu, plantamos as duas mudas de árvore do projeto “EU PANTO, TÚ PLANTAS!” do Projeto APE local.


Para encerrar as atividade do PEF Capitão em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, fomos ao Bosque Municipal, enfrente a escola com alguns jovens que participavam de oficinas, realizar um mutirão de limpeza no mesmo.


Na foto é vista na mão de um universitário, uma plaquinha branca. Essa e outras plaquinhas foram desenvolvidas por universitários do PEF Capitão a pedido da direção da escola e da prefeitura. Essas plaquinhas leva o nome científico da árvore, nome popular da árvore, período que a árvore floresce, de onde ela é nativa e o tamanho que ela pode alcançar.

Mais informações sobre essa ação realizada pelo PEF Capitão, você encontra no site: WWW.BOCAINATOTAL.COM.BR , na aba 'BOCAINA' , procure: 15/12/2009 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Postado por:
Kyelce Neto
Monitor Educacional

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto: “EU PLANTO, TÚ PLANTAS!”

No mês de Junho são comemoradas varias datas voltadas ao Meio Ambiente, tenho isso em mente, o Projeto APE da Diretoria de Ensino Região Jaú, desenvolveu o Projeto “EU PLANTO, TÚ PLANTAS!”
Nesse projeto temos em vista mostrar que todos nos somos o Meio Ambiente e que devemos preservar o Meio em que vivemos. Com isso todos os finais de semana desse mês, nos, Monitores Educacionais, em visita as escolas levaremos Uma Muda de Árvore para estar plantando na unidade junto com os integrantes do PEF e a comunidade local.
Pegando carona nesse projeto do APE, a Coordenação Regional em parceria com o próprio APE, distribui Uma Muda de Árvore para cada Educador Profissional após uma orientação técnica no dia 31 do mês passado. A idéia dessa distribuição era para que cada Educador plantasse a muda de árvore em comemoração ao dia do Meio Ambiente.
O APE tem como parceiros nesse projeto a Diretoria de Ensino Região Jaú, Coordenação Regional e Secretaria do Meio Ambiente de Jaú.
No final desse projeto queremos atingir a marca de Quarenta e Seis Mudas de Árvores em nossas trinta escola com o PEF. Porém o que vale mesmo não é o plantio dessas mudas, e sim, o exemplo da Conscientização Ambiental e Ecológica que a comunidade adquiriu com essa experiência.





Postado por:
Kyelce Neto
Monitor Educacional